sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Atividade Esportiva

O ciclismo entrou em minha vida como uma forma de diversão, uma vez que minha profissão (analista de sistemas em uma operador de telecomunicação) é muito estressante.

Com o ciclismo e acompanhamento nutricional, eu consegui perder peso e reduzir medidas. Mas, fui acometido por uma lesão chamada síndrome da fricção da banda iliotibial e com isso procurei um fisioterapeuta esportivo para o tratamento.

Esse fisioterapeuta me indicou um treinamento funcional que faço ainda hoje e não tenho pretensão de parar nunca. Venho fazendo esse treinamento funcional uma vez por semana e a sensação de fortalecimento muscular, flexibilidade corporal e resistência física são revigorantes.

Com a descoberta da EA e os estudos que venho fazendo a respeito da mesma, resolvi intensificar a prática esportiva.

Em conversa com o fisioterapeuta esportivos e com a reumatologista que consultei por último entendemos que um reforço muscular mais constante, sem excessos, seria muito bom para a minha situação e prevenção de consequências da EA.

Comecei na última sexta-feira a realizar um reforço muscular com um educador físico que também está ciente da minha doença. Estamos fazendo um treinamento específico de flexibilidade, equilíbrio, postura corporal e fortalecimento.

Com a inclusão da musculação 2 vezes por semana, terça e sexta, completo praticamente a semana toda com alguma atividade física. Deixando a quarta-feira como repouso muscular.

Atualmente tenho a atividade de ciclismo, Mountain Bike, aos domingos. Toda segunda-feira tenho um passeio urbano noturno com um grupo de ciclismo aqui de BH. Nesse passeio costumamos fazer um trajeto de aproximadamente 25 quilômetros.

Terça e sexta-feira eu tenho a musculação com o educador físico, quinta-feira tenho o treinamento funcional com fisioterapeuta esportivo e aos sábados costumo fazer MTB mais longo ou mesmo uma pedalada urbana acima de 50 quilômetros.

Além dessa rotina esportiva, eu faço uso da bike como meio de transporte por pelo menos 3 vezes na semana.

A distância percorrida entre minha casa e meu trabalho dá 20 quilômetros ida e volta, assim eu pelado 10 quilômetros pela manhã e 10 quilômetros à noite.

Essa rotina faz com que eu me sinta muito bem, tanto física quanto emocionalmente. O ato de utilizar a bike como meio de transporte me livra do estresse de dirigir ou dos estresses relacionados ao transporte público em grandes cidades.

O fato é que eu entendo que essa rotina esportiva compensa os transtornos de trabalhar sentado o dia todo, às vezes sem me atentar com a postura ao passar do dia. Me alivia também do estresse do dia a dia em uma grande corporação, pois o ato de pedalar é prazeroso e me leva para a "caixa do nada", ou seja, região do cérebro em que eu não penso em nada e apenas curto aquele momento.

Creio que estou no caminho certo e isso me fará bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário