quinta-feira, 14 de abril de 2016

A Vida Pode Ser Mais Simples


Muitas coisas nessa vida são de muita importância até que a prioridade seja invertida e isso aconteceu comigo após o diagnóstico da EA.


Eu comecei a perceber como que as pequenas coisas ao nosso redor são fundamentais para uma melhor perspectiva de vida. 

Nos últimos meses tenho me dedicado à uma vida mais simples e com menos pressão do meio externo que por vezes não podemos evitar. Afinal vivemos em uma sociedade capitalista e nenhum "almoço é de graça".

Deus até hoje não me deu um filho, até mesmo por opção do casal, e creio que é por algumas situações e aprendizados que eram necessários em minha vida.
Minha irmã é portadora de IRC (Insuficiência Renal Crônica) e eu sempre disse que cuidaria muito bem do meu ruim para ela, tanto que deixei de beber (tomo vinho socialmente e degusto algumas cachaças às vezes) com muita frequência para não prejudicar esse órgão tão importante para a situação dela.

Infelizmente, vim a descobrir que essa doação para ela é contra-indicado devido à EA. Ainda estou estudando um pouco mais para dar como impossível a doação.

Essa doação é um grande sonho em minha vida, pois quero dar um pouco de comodidade para ela e como nesse primeiro momento é algo que não é recomendado, voltei a deixar as grandes coisas da minha vida de lado e pensar nas pequenas situações que nos confortam no dia-a-dia.

Vou conversar  pessoalmente com minha reumatologista e com um nefrologista sobre as questões que envolvem essa doação e quais consequências trariam pra mim e para ela em decorrência da EA ou da IRC.

Voltando às pequenas coisas, são elas atualmente que me fazem viver ainda mais confiante e com a felicidade que quem me conhece sabe que carrego no meu cotidiano. Lógico, temos a opção de queremos dividir com quem quer que seja as nossas dores e essa, definitivamente, não é e nunca será uma opção válida para mim.

Depois que mudei meu foco da perspectiva gigante para as pequenas coisas, comecei a aprender mais com a vida e principalmente a ser mais feliz. Hoje posso garantir que sou uma pessoa totalmente diferente da que eu era a 4 anos atrás.

Nesse último final de semana eu tive, como sempre, momentos de encontro com a natureza no meu esporte de paixão, o Mountain Bike. Esses momentos realmente me mostram como eu era mesquinho e não agradecia pelo menos por estar vivo e, atualmente, me sinto muito vivo. Obrigado meu Deus!!!

No domingo eu tive a oportunidade de me divertir com meus dois grandes amores, Miguel e Michele. Meus sobrinhos amados e queridos que um dia entenderão o que a mãe deles passou e passará para simplesmente tê-los em sua vida.

Brinquei tanto com eles que desfaleci após a ida deles para casa, não conseguindo nem ao menos agendar o despertador para a segunda-feira produtiva.

No trabalho sempre tenho contratempos como todo mundo os têm. Antes esses contratempos iam comigo para casa e me faziam ficar chateado por um bom tempo, agora estou cada vez menos com esses contratempos comigo e vivendo melhor os meus pequenos momentos de lazer.

A ida e vinda de bike de casa para o trabalho me ajuda a ver uma cidade menos cinza e mais humana, mesmo com todo os concretos e armaduras de metal (ônibus, edifícios, metrôs, carros e etc) vejo pessoas sorrindo, interagindo entre si, demonstrando carinho e curiosidade com esse ciclista que passa por eles.

Aprendi a desejar bom dia, boa tarde, boa noite para aquelas pessoas que muitas vezes parecem invisíveis no nosso cotidiano. Isso mesmo, como são alegres os garis que brinco com eles em sua labuta e eles até mesmo me oferecem carona! Aquelas pessoas que fazem uma diversão ou panfletagem nos sinais e como que um simples cumprimento pode ser revertido em um gigantesco sorriso.

Na segunda-feira, estando eu parado em um semáforo, fui indagado por alguns alunos de colégio se eu queria um abraço grátis? Eu respondi que eu estava todo suado e a menina me disse que ela também estava. Esse simples gesto foi tão agradável e significativo para meu dia que fez com que nada me abalasse, mesmo com um dia muito difícil de trabalho.

Com isso, percebo que a vida é muito mais simples e nós mesmos que a fazemos ser tão chata e monótona às vezes.

Eu quero e busco com mais intensidade a simplicidade. Quero viver bem e melhor. Hoje sei que estou no caminho certo.

Obrigado à todos que fazem parte dessa minha pequena e agradável vida! Cada um de vocês têm um lugar especial em minha vida.

Optei por viver intensamente a vida e não a dor!

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Essa emoção eu chamo de vida. Temos que a alimentar sempre, pois somos aquilo que alimentamos.

      Excluir
    2. Essa emoção eu chamo de vida. Temos que a alimentar sempre, pois somos aquilo que alimentamos.

      Excluir