segunda-feira, 4 de abril de 2016

Uma Nova História ...

Desde que fui diagnosticado com a EA que minha vida tomou uma direção bem diferente de tudo que eu pensava até a data do diagnóstico.

Não que eu tenha me entregado à doença ou que venha a viver em função dela. Sim, no início isso passou pela minha cabeça. 

É impressionante como que o amadurecimento provido por uma doença crônica nos fazem ver o mundo e as pessoas de forma diferente. Parece que tudo aquilo que até então era prioritário, a busca infindável, ou até mesmo, a loucura por crescimento pessoal e profissional se tornam tão fúteis e desnecessário.

Já me falaram que eu me tornei muito observador que meu olhar é sempre "suspeito" e instigador, em busca de alguma resposta ou entendimento das pessoas. Pode ser que isso tenha mudado sim e que hoje eu faça uma análise maior das pessoas e das situações ao meu redor.

Tenho percebido o quanto as pessoas tendem a ser negativas e terem uma ótica voltada apenas para as coisas mais difíceis e pesadas do dia-a-dia, porém uma grande maioria vive de forma diferente que transcende essas picuinhas do cotidiano.

Vivemos, infelizmente, uma sociedade reclamante que justifica tudo em sua volta por alguma reclamação de vida ou de alguém. Ninguém tem culpa de nada e todo o fracasso é responsabilidade de alguém ou de alguma situação específica.
Eu resolvi e tenho tentando viver de forma diferente. Ver cada dia como uma nova aventura, como uma nova realidade e com muito a ser vivido de forma intensa e com energias positivas. A cada dia temos a opção de ser melhores que fomos no dia anterior, independente de quem quer que seja.

Eu tenho amigos que reclamam muito que vivem com o foco nas coisas ruins e são sempre atraídos e atraem essas peculiaridades para eles. Também tenho amigos que vivem sorrindo, independente do que tenha acontecido, me recebem sempre com um lindo e grande sorriso no rosto. Esses estão sempre dispostos a melhorar e viver a vida intensamente feliz.

Fico impressionado como que estar ao lado de pessoas de energia positiva é renovador e compartilhar dessa positividade transforma um dia bom em ainda melhor. Seja com ou sem dores, sorrir é a melhor alternativa. Não deixe de ser criança, não perca a alegria dos pequeninos e viva intensamente cada dia.

Em minha vida recente, tem uma pessoa em especial que está sempre sorrindo, sempre disposta a iluminar com alegria o ambiente onde se encontra e que tem me ensinado muito a viver de forma mais positivista, mesmo tendo todos os problemas que todos nós temos.

Existem anjos que Deus coloca na terra em forma de amigos, irmãos, cônjuges e etc. e esses anjos nunca desistem de nós, estão sempre dispostos a nos levar para as alturas e mostrar que a alegria é a solução que buscamos. Alguns desses anjos entram em nossas vidas por motivos inexplicáveis e vão ganhando cada vez mais espaço, carinho, respeito e admiração.

Eu não abandono nenhum desses anjos, sejam os felizes ou os melancólicos, pois ambos me ensinam a como ser e como não ser. Talvez o fato de estar observando melhor o ambiente ao meu entorno tem me ensinado a aprender a ser feliz mesmo em momentos de hostilidades.

Ao nosso lado tem a frieza dos concretos, mas tem a beleza e vivacidade de uma mãe e seus encantos que têm sido meus aliados nessa experiência positiva com a Espondilite Anquilosante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário