segunda-feira, 25 de abril de 2016

Eu Vivo a minha vida, não vivo a EA!

A cada dia que opto por viver intensamente minha vida, mesmo tendo o diagnóstico de EA, percebo o quanto essa opção é o melhor remédio que eu poderia me dar.

Quem tem EA e sofre as suas consequências sabe o quanto é triste e desanimador viver com essa doença, entretanto, como disse uma colega de um grupo do Facebook voltado para portadores de EA, é a velha história de alimentar o cachorro, ou seja, fica mais forte o cachorro que você alimenta melhor.

Por isso eu procuro alimentar muito bem minha vida e deixar a EA um tanto quanto de lado, lógico que procurando sempre as atividades (esportes, alimentação, rotinas, pessoas) que causem menos danos às tão dolorosas consequências da EA.

Atualmente vivo literalmente uma vida saudável, não foco no EA e sim nas coisas boas e simples da vida. Almoçar sem falar ou lembrar do serviço, conviver com pessoas positivas, levantar todos os dias e agradecer à Deus pela oportunidade da vida, sair da rotina simplesmente para viver uma experiência diferente.

Apesar de eu ter apenas 8 meses de experiência com esse diagnóstico e ter aprendido pouco sobre a doença ainda, eu aprendi muito sobre a vida e, principalmente, aprendi como precisamos de muito pouco para sermos felizes.

BH, a cidade em que eu vivo, amanheceu hoje com greve de ônibus e um caos no trânsito. Eu tinha tudo para ficar chateado, pois iria perder um tempo muito grande para chegar ao meu trabalho e com certeza teria um dia péssimo e cansativo. Eu, como optei por viver a vida feliz, vi a oportunidade de vir para o trabalho com o meio de transporte que eu mais gosto, ou seja, minha pequena magrela Frankie (minha bike urbana).

O trajeto de casa para o trabalho, que normalmente tem menos de 9 quilômetros, hoje foi feito em 12 quilômetros, apenas para poder pedalar um pouco mais e ver como a vida é boa. Ladeiras e mais ladeiras, sim da minha casa até meu serviço é só subida, eu cheguei ao meu serviço com um belo sorriso estampado no rosto.

Enquanto ligava meu computador para começar a trabalhar, resolvi dar uma conferida nas minhas redes sociais. Quão surpreso fiquei ao receber um convite de um amigo que também é portador de EA,

para participar de um encontro com blogueiros sobre Espondiloartropatias. Realmente foi muito emocionante e motivador para mim.

Obrigado meu amigo Samuel Oliveira, obrigado minha leitora assídua Priscila Torres e estendo aqui meus agradecimentos à toda equipe do projeto EncontrAR . Vocês me deram o melhor presente de aniversário que eu pensei em ganhar esse ano. Adiantado, pois meu aniversário é somente na semana que vem (02/05).

Prestes a completar 38 anos, começo a acreditar que realmente a vida começa aos 40.

Optei por viver intensamente a vida e não a dor!

2 comentários:

  1. Sou fã! Parabéns, Helio! Que suas histórias e experiências possam servir de base para todas as pessoas que sofrem desta ou de alguma outra doença crônica. Tudo deve ser visto pelo "lado bom da coisa". Tudo deve vir com um ensinamento. Parabéns! Alegria e positividade SEMPRE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Binha,

      Situações complicadas todos nós vivemos, mas não precisamos colocar o foco nos tombos.
      Temos a cada amanhecer a oportunidade de fazer melhor que ontem.
      É assim que penso e venho aprendendo com a vida e com pessoas que Deus coloca na minha vida.

      Obrigado pelo carinho.

      Excluir