quarta-feira, 4 de maio de 2016

Alimentação e EA

Assim como todos que possuem uma doença crônica, não somente a EA, eu resolvi fazer uma pesquisa sobre alimentos que podem ser benéficos ou maléficos para a minha situação.

Com essa pesquisa cheguei aos alimentos com Gordura Trans, Açúcar, Pão Branco, cheeseburgers, Álcool, Ácidos Graxos Omega-6, Leite, MSG (conservante e intensificador de sabor glutamato monossódico) e Glúten.

Minha primeira opção foi tentar cortar tudo isso de cara. Porém, como faço um controle nutricional desde 2012, resolvi conversar com minha nutricionista sobre essa questão de cortar a alimentação que seja proveniente dessas relacionadas à cima.

Nada melhor que conversar com alguém experiente e profissional da área. Ela foi contrária a cortar 100% dessa alimentação, apesar de já fazermos um controle rigoroso no balanceamento nutricional e ainda me expressou claramente os motivos pelos quais não deveríamos eliminar todos os alimentos que possam causar alguma "inflamação" ou alimentos inflamatórios.

Um dos motivos é o fato de eu ser assintomático quanto à EA e não apresentar nenhum quadro inflamatório atualmente. Não podemos prever que futuramente eu não terei um quadro inflamatório e aí sim ter que cortar esses alimentos, então temos que deixar algo para ser cortado em momento oportuno.

Atualmente eu faço uma dieta bem controlada, balanceada e com a orientação da nutricionista. Toda a dieta leva em consideração minha rotina diária, bem como atividades esportivas e profissionais.

Tenho notado muitos incômodos provenientes de excessos alimentares. No último domingo, 01/05, houve um churrasco em comemoração ao meu aniversário e de outros amigos, nesse churrasco eu abusei um pouco da carne e do álcool. Coincidência ou não, na segunda-feira dia 02, eu senti muitos incômodos na parte superior das costas.

Pode ser uma pura coincidência, mas achei muito condizente com essa postagem e resolvi compartilhar aqui. Não quero pensar que seja única e exclusivamente por conta da EA, mas é um tanto quanto curioso como a alimentação nos fortalece ou nos causa inconvenientes.

Eu me sinto muito à vontade com os profissionais que me acompanham (nutricionista, fisioterapeuta e educador físico), pois deixo muito claro para eles meu diagnóstico e solicito sempre que possível a ajuda deles em relação à sua área de atuação.

A Marina, minha nutricionista, nunca havia ouvido falar em Espondilite Anquilosante e fez pesquisas à respeito para me ajudar. Assim como meu fisioterapeuta, Jorge, que nunca me deixa desanimar de evoluir no esporte e mais recentemente o Educador Físico, Daniel, que sempre se preocupa com as atividades que possam causar lesões na coluna.

Essa união de alimentação, esporte, positividade e vida saudável tem feito muita diferença para mim, tanto psicológica quanto fisicamente falando.

Agradeço à todos os profissionais e pessoas que sempre me incentivam. Às vezes sou um pouco insistente e persistente com algumas dessas pessoas mas é por ainda não saber demonstrar toda minha gratidão de forma mais singela e amena. Deus os abençoe sempre!

Optei por viver intensamente a vida e não a dor!


Um comentário:

  1. Tenho 22, e fui diagnosticado hj com EA.. tenho que me adaptar agora.. pois tiver um forte quadro inflamatório

    ResponderExcluir