segunda-feira, 9 de maio de 2016

Oportunidades e Gratidão

 A vida é feita de oportunidades de crescimento pessoal, profissional, emocional, etc. e gratidão. Aprender a perceber as oportunidades e agradecer por elas é algo desafiador.

O diagnóstico da EA foi, é e espero que sempre seja fonte de grandes oportunidades em minha vida. Estranho? Sim, muito estranho eu também acho. Mas vou tentar explicar esse sentimento de oportunidades estranhas.

Para entender essa estranha sensação de oportunidade vou contar um pouco da minha rotina antes do diagnóstico.

Eu era uma pessoa muito estressada que colocava a vida profissional à frente de tudo e chegava a viver 24 horas por dia os problemas e desafios profissionais. Perdia compromissos particulares, momentos com amigos, familiares e até mesmo uma possibilidade de ir a um show ou cinema única e exclusivamente por me preocupar demais com coisas que eu não poderia e não posso mudar.

Fiz terapia por aproximadamente 3 anos para tentar mudar um pouco a minha forma de pensar, tomava remédios para controle da ansiedade e estresse. Ficava muito incomodado com situações que eu não posso mudar e que não está em minhas possibilidades fazer algo para melhor.

Trabalho como analista de sistemas que por si só já é uma profissão em que é difícil demais se desligar das funções. Quando essas funções envolvem uma operadora de telecomunicações, com atividades 24 horas e 7 dias por semana, as coisas complicam um pouco mais.

Além disso, me aventuro como professor universitário que quem está no meio sabe exatamente a crise e decadência que estamos vivenciando.

Eu ficava "doente" com a falta de interesse dos alunos, com os problemas e a falta de apoio ao docente por meio da faculdade. Me sentia humilhado pelos alunos que em momento algum se preocupam com o futuro e demonstram apenas interesse em financiar um diploma.

Após o diagnóstico da EA, tudo isso em minha vida virou parte do passado. Ai que percebi a oportunidade do diagnóstico.

Venho aprendendo a cada dia que as coisas que eu posso mudar, eu tenho obrigação para com elas e as que me incomodavam profundamente são aquelas que eu não posso mudar e, assim sendo, não há porque me matar ou me sentir culpado por elas acontecerem.

A EA me trouxe a oportunidade de valorizar as coisas simples da vida, as coisas que realmente fazem sentido e que nos transforam.

Sou grato por ter chegado, inclusive, ao rápido diagnóstico da doença. Não sofri anos a fio como muitos sofrem e passam por diversos tratamentos e diagnósticos errados. Agradeço muito a maturidade que venho adquirindo junto à EA.

Eu me transformei numa pessoa mais alegre, mais viva, mais intensa em relação às pequenas e agradáveis situações da vida. Essa oportunidade eu abracei e quero continuar a aprendendo a conviver com alegria, fé, positividade e gratidão.

Penso que reclamar das dores, apesar de necessário às vezes, não trará nenhum benefício para as consequências da EA e poderá, em contrapartida, afastar pessoas queridas da nossa vida.

Há e sempre haverá um sentido e um motivo para tudo que acontece ou acontecerá em nossas vidas, eu quero aprender a entender esse sentido e agradecer pela oportunidade de crescer e evoluir um pouco mais.

“Quando se levantar pela manhã, agradeça pela luz do sol, por sua
vida e sua força. Agradeça pelo seu alimento e pela alegria de viver.
Se não conseguir enxergar motivos para agradecer, o problema está
dentro de você.”
TECUMSEH (1768–1813)
Chefe da Tribo Shawnee

Optei por viver intensamente a vida e não a dor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário