segunda-feira, 30 de maio de 2016

Expectativas e Frustrações

Flyer do 1º Encontro de EspondiloArtrites
Há muito tempo eu tenho percebido que as expetativas que criamos são a maior fonte das nossas frustrações. Percebo isso em comentários, reclamações, desilusões e relatos dos meus amigos e pessoas que tenho algum contato pessoal ou online.

Eu aprendi que não devemos criar expectativas em pessoas ou situações que não temos controles. As pessoas tem seus livres arbítrios e agem de acordo com sua legitimidade. Muitas situações são direcionadas por pessoas ou acontecimentos que não temos controle e portanto em ambas as oportunidades não devemos criar expectativas.

É muito fácil falar, mas difícil de agir dessa forma. Demorei muito tempo para aprender e mesmo hoje ainda tomo algumas recaídas, principalmente com pessoas que confio muito ou desejo confiar. Mas até as recaídas me auxiliam a aprender ainda mais que as expectativas devem ser criadas somente quando eu tenha um controle alto da situação.

Tento fazer esse exercício em todas e quaisquer situações em minha vida. Seja no esporte, no trabalho, no cotidiano familiar ou onde quer que seja. Posso garantir que os resultados sem expectativas são mais próximos à excelência e satisfação pessoal.

Essa satisfação nos leva a ter uma vida melhor, sermos mais felizes e confiantes em dias melhores. Acho que essa forma de agir pode nos ajudar mesmo em tratamentos de doenças crônicas, como é o caso da EA. Seja ao visitar um novo reumatologista, uma nova droga, um novo esporte. Nós, enquanto pacientes e seres humanos, temos a necessidade (expectativa) de resultados imediatos e, na maioria das vezes, não é isso que teremos. Os resultados são provenientes de muito trabalho e esforços.

Hoje eu tive uma grata surpresa pela manhã. Não sou de ficar me pesando para ver se estou ou não emagrecendo dado a quantidade de atividades físicas que me submeto e à reeducação alimentar que faço, mas hoje resolvi passar na farmácia e me pesar. No dia 08/04 na minha última visita à nutricionista eu estava com 92,600 KG e hoje ao me pesar eu estava com 87,450. Sem nenhuma expetativa de ter emagrecido e apenas por curiosidade de tantas pessoas falarem que estou emagrecido, obtive o resultado de 5,150 KG em 51 dias.

Assim, eu prefiro não criar as expectativas uma vez que elas podem nos frustrar devido a um resultado não tão bom quanto esperávamos.

Isso acontece quando nos doamos demais para uma pessoa e essa pessoa, simplesmente, não dá valor à tudo que fazemos ou falam sempre que somos importantes e num primeiro momento que podem simplesmente demonstram o contrário. Para evitar esse tipo de situação que eu penso que não devemos criar expetativas em relação às situações que não temos controle.

É muito difícil, mas se eu pudesse dar um conselho seria: "viva a vida plenamente sem criar expectativas para não se frustrar".

Essa semana é muito importante para mim, pois fui convidado a participar do evento 1º Encontro de EspondiloArtrites em São Paulo e eu poderia criar muitas expectativas em torno desse evento. Entretanto eu prefiro me concentrar naquilo que com certeza acontecerá como: conhecer pessoas interessantes; ouvir e aprender um pouco mais sobre a Espondilite Anquilosante; passar um final de semana em uma cidade que proporciona bons atrativos culturais; sentir um pouco mais de frio que em BH; além de ganhar 2 livros que serão fontes de ótimas leituras e ensinamentos.

Qualquer coisa à mais que isso que eu pudesse esperar, poderia ser motivo de frustrações. Por isso vamos ser felizes e acreditar sempre que nós somos a fonte de nossa própria alegria e felicidade.

Optei por viver intensamente a vida e não a dor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário