segunda-feira, 16 de maio de 2016

Serenidade e Resistência

Nós nos fortalecemos com aquilo que alimentamos. Essa frase vem fazendo cada vez mais sentido para mim, à medida que vou aprendendo a conviver melhor com a Espondilite Anquilosante.

Eu tento, na maioria das vezes, viver o lado positivo da vida e das situações cotidianas. Concordo que isso é não uma tarefa fácil, mas extremamente confortante e gratificante.

Eu venho retirando algumas situações da minha vida gradativamente, à medida que vou vendo sua inutilidade e/ou irrelevância para minha positividade, bem como suas consequências negativas para minha situação enquanto portador de EA.

Um objeto que está cada vez mais em desuso por mim é a televisão. Esse equipamento é muito importante como meio de comunicação, porém os telejornais e noticiários são muito direcionados para o lado negativo (que compreendo que devem ser relatados e informados) e poucas situações positivas são divulgadas e/ou documentadas.

Precisamos alimentar nossa positividade mesmo em momentos adversos, mesmo naquelas situações em que o mais natural seria desistir e prostrar diante das negatividades, reclamação e lamentações.

Parece um devaneio e até mesmo uma hipocrisia da minha parte, mas muitas vezes é importante ignorarmos as dores, as lamentações e nos alimentarmos daquilo que nos fortalece a alma e nos trás para uma vida mais serena e confiante.

Nosso país passa por uma situação complicada e isso nos é noticiado a todo momento, nos direcionando a caminhar para o lado do pessimismo, da intolerância e do caos. Mas é realmente esse o caminho que precisamos? Não sei responder.

Sei que temos que vivenciar com Serenidade para sabermos como nos portar e, principalmente, não sentirmos as consequências que o psicológico negativo causa em nós enquanto portadores de EA e precisamos também de Resistência para não aceitarmos situações que comprometam o futuro do nosso país enquanto nação.

Saber a dosagem entre a Serenidade e a Resistência tem sido um grande desafio para mim.

O diagnóstico da EA me deu a oportunidade de conviver com algumas situações que anteriormente não faziam algum sentido e que agora são muito mais compreensíveis. Um exemplo disso é quando sinto dores em dias difíceis. Por isso ressalto como é importante a Serenidade em minha vida.

Eu acredito na existência de um ser superior que nos destina alguns dons e nos ensina a como os utilizar e gerar frutos. Por isso, vejo o meu diagnóstico da EA como um dom e peço à esse ser superior que me oriente a como conviver dia-a-dia da melhor forma possível e a como poder trazer conforto e esperanças para aqueles que sofrem com essa doença.

Fácil em momento algum afirmo que é ou que será, mas se estou na guerra é para lutar e agora a batalha tende a ser sempre com Serenidade e Resistência.

A busca por essa Serenidade e Resistência pode ser a chave para enfrentar de cabeça erguida as dificuldades que a vida nos proporciona. Sendo assim, creio que enfrentar a EA com essa mentalidade é de suma importância para termos menos as consequências da doença e quiçá da vida.

O viver com Serenidade e Resistência nos levará a enfrentar as dificuldades com mais força e menos lamentações, sabendo onde focar e, mesmo não aceitando os infortúnios e injustiças do cotidiano, não pensarmos e agirmos apenas considerando as negatividades e desventuras que a vida nos submete.

Viver com serenidade pode nos levar a tomar melhores decisões relacionadas a como, quando e por que agir.

Optei por viver intensamente a vida e não a dor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário